Relacionados

Posted by : Kennet Andersen sábado, 3 de novembro de 2012

Para falar um pouco sobre a história do orkut é necessário lembrarmos a conjuntura da tecnologia e comunicações que o mundo e principalmente o Brasil passavam.

Começo de década, estamos em qual década mesmo!? No futuro, não poderemos nos referir a esta atual época de uma maneira como vemos bastante nos livros de história No começo da década de 50...No começo da década de 80... Pra quem pensa que estamos na década de 10, aviso que é só depois de 2010. Tudo isso nos faz ser uma geração largada que não vai ser comparada no futuro com nenhuma. Nossas festas, nossas músicas, nossas roupas são apenas dignas de um mero "começo de século". Estamos fadados ao esquecimento.

Sim...mas o que isso tem haver com orkut?! Quem já o usa há certo tempo já notou o sucesso das comunidades, uma forma interessante que as pessoas encontraram de dizer quem são, sua personalidade. Uma tatuagem que pode ser apagada a qualquer momento, ou um quadro na parede da sala de estar. Nossa identidade virtual. Que, como foi dito acima, por estarmos fadados ao esquecimento da história, temos a necessidade de nos ligarmos às coisas do passado e mostrarmos através dessas.

Saudosismo podia ser o outro nome do Orkut. "Eu assistia...""Eu comia..." "Já fiz..." "Eu vestia..." "Eu brincava de..." e famoso "Eu odeio..." são palavras que fazem parte de vários nomes de comunidades. Esta última será discutida em outros posts, mas quanto às primeiras, fica claro a necessidade que todos da nossa geração têm de nos ligar ao passado. Sim, tudo bem que toda geração tem isso, mas nunca esteve tanto assim. Somos a geração do futuro que se deu conta que não vai dar conta do futuro. O saudosismo parece a salvação. Seria este um dos sucessos do orkut e a conveniente e premeditada aparição do site, ao contrário do que diz o criador homônimo que foi apenas uma experiência pessoal que deu certo. Não acreditem, foi tudo muito bem pensado inclusive a cor, mas isso é assunto para outro post...
Sim, mas então já que o mundo está passando por isso, afinal de contas os anos são iguais em quase todo lugar do mundo, por que só o Brasil teve essa explosão? Um dos fatos é a nossa cultura de pensarmos que moramos em uma novela. Em que todos os núcleos de personagens (o rico, o pobre, a classe média) estão interligados como o orkut mostra muito bem. Porém, outro fator, que também é mostrado nas novelas, é o fato do pobre ser rico. Ter boa aparência, falar bem e ter uma boa educação.

Isso é diretamente ligado ao fato que no Brasil a internet não é popular como nos EUA e em outros países. Liga-se diretamente ao fato de que aqui o porteiro do teu prédio não vai ter uma conta no orkut nem vai ser inconveniente de lhe adicionar. Assim como o faxineiro da sua faculdade não vai lhe proporcionar essa mesma reação. Isto também mostra o insucesso do orkut nos EUA. Já que lá a internet é mais popular (aliado também à neurose por exposição de seus dados pessoais a um serial killer da vida). Cria-se então uma sociedade elitizada que não representa a sociedade brasileira verdadeira e que não mostra os excluídos digitais.
Acho até que esse é o verdadeiro motivo para tamanho sucesso do orkut no Brasil.

Porém, além deste que também foi decisivo à popularidade do orkut nesta terra maravilhosa, éstávamos passando (ainda estamos) por uma transição da internet discada para a internet banda larga. Dizia-se adeus ao mIRC e dava-se boa vinda ao msn messenger. Antes, em que a madrugada e o final de semana eram o ponto de encontro de todos, virou um vazio. Um total desencontro em que um amigo acessava pela manhã outro pela tarde, e o outro que não migrou pra banda larga, continuava na madrugada. Mas aí apareceu o orkut! E lá as mensagens eram colocadas como em um sistema de e-mail, mas com aparência de uma bate-papo. Foi o elo perfeito destes dois grupos de usários que estavam se distanciando. Sem contar a falta dos canais (antigas salas de bate-papo do mIRC) que fazia aos usários do msn messenger. Veio então as comunidades. Tudo isso com a comodidade da comunicação a qualquer hora do dia...

Teria momento mais conveniente pro orkut aparecer?


Ref: http://o-mundo-dos-pcs.forumeiros.com

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Downloads Programas

Popular Post

Blog Archive

Tudo Relacionado ao Meio Da tecnologia

- Copyright © Redes Personalização -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -