Relacionados

Posted by : Kennet Andersen terça-feira, 13 de novembro de 2012


Neste tutorial, o TechTudo traz o passo a passo para fazer o efeito de reflexo na água noPhotoshop. Basta seguir as dicas abaixo com atenção para obter um reflexo realista no editor da Adobe.
Resultado final do tutorial com imagem refletida na água (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Reflexo na aguá de morros, nuvens e caixa feito no Photoshop (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Uma maneira extremamente simples é copiar, colar, inverter a imagem e diminuir o brilho. Apesar da falta de detalhes, esta técnica pode funcionar para algumas imagens, especialmente as que já apresentam água em algum ponto, como as abaixo. Neste tutorial, porém, ensinaremos também a adicionar água e o respectivo reflexo gerado.
Exemplos de efeito de reflexo na água (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Exemplos de efeito de reflexo na água (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
O mais importante para obter um efeito realista é estudar a imagem utilizada, principalmente quando você deseja inserir objetos na cena. É preciso entender como o reflexo é projetado na água. Dependendo do caso, a simples inversão da imagem pode gerar uma imagem “sem lógica”. A altura do objeto e do ângulo de visão em relação à superfície alteram a maneira como você deve criar o reflexo do respectivo objeto.
Perspectiva e altura dos objetos afetam o reflexo gerado na água (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Perspectiva e altura dos objetos e o resultado gerado na água em diferentes casos (Foto: Adriano Hamaguchi)
A imagem refletida na água também sofre outros tipos de interferência. São eles:
* ondulações na superfície da água;
* cor da água;
* cor do céu;
* perspectiva do objeto;
* pontos de iluminação.
Em nosso exemplo, vamos criar o reflexo na água a partir da seguinte imagem:
Imagem inicial que será utilizada para aplicação do efeito (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Foto de paisagem que será utilizada para aplicação do efeito de reflexo na água no Photoshop (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Passo 1. Abra a imagem, clicando em “Arquivo” > “Abrir” (“File” > “Open”), ou use o atalho Ctrl+O;
Passo 2. Defina a área que será refletida. Selecione a ferramenta Seleção Retangular ("Rectangular Marquee Tool"). Depois, selecione a área desejada, copie (Ctrl+C) e cole (Ctrl+V).
Selecionando a área da imagem que será refletida (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Selecioção da área da imagem que será refletida com a ferramenta Seleção Retangular (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Verifique se a imagem “colada” está na mesma posição da imagem original;
A posição da imagem "colada" deve ser a mesma da imagem original (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Camada 1 na mesma posição do Plano de Fundo, do qual é cópia (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Passo 3. Com a camada superior selecionada, vamos invertê-la. Clique no menu “Editar” > “Transformação Livre” (“Edit” > “Free Transform”), ou pressione Ctrl+T. Arraste o ponto de seleção superior até o local indicado, verificando se as proporções da imagem invertida são semelhantes à imagem original;
Invertendo a imagem a ser refletida com a ferramenta de transformação livre (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Inversão da imagem a ser refletida com a ferramenta Transformação Livre (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Passo 4. Iremos adicionar uma ondulação na água. Duplique a camada invertida, clicando em “Camada” > “Nova” > “Camada”, ou use o atalho Ctrl+J;
Passo 5. Adicione o efeito Ruído. Clique em “Filtros”> “Ruído” > “Adicionar Ruído” (“Filter” > “Noise” > “Add Noise”). Escolha os valores “Intensidade 400%”, “Distribuição Gaussiana” e marque a opção “Monocromática” (“Amount 400%”, “Distribution Gaussian” e marque a opção “Monochromatic”);
Adicionando o efeito ruído (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Box para adição do efeito Ruído (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Passo 6. Adicione agora o efeito de Desfoque de Movimento. Clique no menu “Filtros” > “Desfoque” > “Desfoque de movimento”. (“Filters” > “Blur” > “Motion Blur”). Defina as configurações “Ângulo 0” e “Distância 50 pixels” (“Angle 0” e “Distance 50 pixels”).
Adicionando o efeito de desfoque de movimento (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Box para adição do efeito de Ddesfoque de Movimento no Photoshop (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Passo 7. Altere a perspectiva desta camada que você aplicou o efeito Ruído. Selecione no menu a opção “Editar” > “Transformação” > “Perspectiva” (“Edit” > “Transform” > “Perspective”). Ajuste a perspectiva conforme indicado na imagem abaixo;
Transformação da perspectiva da camada com o efeito de desfoque (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Transformação da perspectiva da camada com o efeito de desfoque (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Passo 8. Duplique esta imagem, clicando no menu “Imagem” > “Duplicar” (“Image” > “Duplicate”). Salve o trabalho duplicado com a extensão .PSD como formato do arquivo.
Duplicando o arquivo e salvando a cópia (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Opção para duplicar o arquivo a imagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Passo 9. Volte ao seu arquivo original. Oculte a camada com o efeito “ruído/desfoque” clicando no ícone do olho na paleta de camadas. Feito isso, selecione a camada com a imagem invertida;
Ocultando a camada com o "ruído" e selecionando a imagem invertida (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Camada com o ruído ocultada e Camada 1, a com a imagem invertida, selecionada (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Passo 10. Vamos adicionar a ondulação na imagem invertida. Clique no menu “Filtro” > “Distorção” > “Mesclagem” (“Filter” > “Distort” > “Displace”).
Para esta imagem, optamos utilizar os valores “Escala Horizontal 5” (“Horizontal Scale 5”), “Escala Vertical 5” (“Vertican Scale 5”), “Mapa de Mesclagem: Ajustar-se ao Tamanho” (“Displacemente Map: Stretcht to Fit”) , “Áreas Indefinidas: Repetir Pixels da Aresta” (“Undefined Areas: Repreat Edge Pixels”).
Ao clicar em “Ok”, será aberta outra janela, onde você deverá escolher a imagem que servirá de mapa para a distorção. Você deverá selecionar o arquivo que salvamos no Passo 8.
Selecionando o arquivo "efeito_ondas.psd" que salvamos anteriormente (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Selecionando o arquivo, aqui chamado de "efeito_ondas.psd", que salvamos anteriormente (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Observe que agora, a imagem refletida foi “distorcida” com ondas, de acordo com a imagem importada.
Resultados ao aplicar o efeito de distorção por mesclagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Resultados ao aplicar o efeito de distorção por mesclagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Você pode testar os resultados e utilizar valores que gerem efeitos mais adequados para a sua imagem. Caso a linha do horizonte seja bem definida, utilize o valor para “Escala Vertical 0” (“Vertican Scale 0”). Desta maneira, a ondulação será aplicada somente no sentido horizontal;
Passo 11. Habilite a camada do efeito Ruído novamente e a selecione, clicando nos locais indicados;
Exibindo novamente a camada ocultada (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Exibindo novamente a camada ocultada (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Passo 12. Clique no local indicado para alterar o modo de mesclagem da camada;
Menu de seleção do tipo de mesclagem da camada (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Menu de seleção do tipo de mesclagem da camada (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Passo 13. Selecione o modo “Luz Indireta”;
Selecione o modo de mesclagem de camada "Luz Indireta" (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Selecione o modo de mesclagem de camada "Luz Indireta" (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Pronto! O reflexo está pronto e deve ficar semelhante ao da imagem abaixo.
Resultado após alterar o modo de mesclagem da camada (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Resultado após alterar o modo de mesclagem da camada (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Com base nas informações que falamos anteriormente, vamos inserir um objeto na cena. Utilizamos o mesmo efeito de distorção por mesclagem que utilizamos na imagem refletida.
Passos para inserção de objeto na imagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Passos para inserção de objeto na imagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)
Veja o resultado final:
Resultado final da aplicação de um objeto rente à água (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Resultado da aplicação no Photoshop de um objeto rente à água

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Downloads Programas

Popular Post

Blog Archive

Tudo Relacionado ao Meio Da tecnologia

- Copyright © Redes Personalização -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -